Morcegos

 

Morcegos - Afinal quem são estes bichos?

 

 

Os morcegos são mamíferos pertencentes à Classe Mammalia que caracteriza-se por animais vertebrados, possuidores de corpo coberto de pêlos e que nutrem seus filhotes no início de seu desenvolvimento por leite secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas. Esta classe é subdividida em 19 ordens, entre as quais encontramos a dos Chiroptera, onde estão agrupados os morcegos. Algumas espécies já estão ameaçadas de extinção.

O nome Chiroptera origina-se de Chiro = mão e Ptero = asa, isto é, animais com a mão transformada em asa.

É a segunda ordem em número de espécies, com aproximadamente 1000 espécies identificadas.

São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa.

Outras espécies, como o esquilo-voador, apenas planam, após saltar de lugares altos.

Os morcegos ocorrem em quase todo o planeta, só não sendo encontrados em locais muito frios como nos pólos.

São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso.

A ordem Chiroptera é dividida em duas subordens: os Megachiroptera com uma única família Pteropodidae, e os Microchiroptera, que inclui todas as outras famílias.
Infelizmente, estes termos são um tanto quanto enganosos, já que alguns dos Megachiroptera são menores do que certos Microchiroptera.

Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orienta-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem, que ao esbarrar em algum objeto, retornam sob a forma de eco.

Os morcegos estão em quase todo o planeta, exceto naqueles locais muito quentes ou muito frios e em algumas ilhas isoladas.

Eles estão em todos os continentes menos na Antártica. Os morcegos hematófagos são encontrados apenas na América do Sul. Em ilhas muito longe dos continentes existem raras espécies de morcegos, fica muito difícil para os morcegos cruzarem grandes distâncias sobre os os oceanos para chegar até lá.

No Brasil nós temos morcegos de norte a sul, a quantidade de espécies varia de região para região, mas eles estão em todo nosso país.

 

As quase 1.000 espécies de morcegos no mundo ( 138 espécies no Brasil ) comem os mais variados alimentos. Cada espécie tem seu próprio cardápio e são muito sofisticados à mesa. Assim, quase sempre são grandes aliados dos humanos. Os morcegos comedores de frutas, ou frugívoros, comem frutas é claro, e assim espalham sementes que logo se tornarão árvores, salvando desta forma nossas matas tão atacadas pela mão do homem.

Nas regiões de cerrado e florestas como a Amazônia e Mata Atlântica,, os morcegos são os grandes responsáveis pela reflorestamento, sem eles as florestas estão condenadas. Alguns morcegos se especializaram em comer pólen, os da subfamília Glossophaginae ao passear de flor em flor vão fazendo a polinização e criando vida. Os carnívoros usam sua poderosa visão, a ecolocalização e sons emitidos de suas presas para encontrar comida. Morcegos pescadores capturam suas presas dentro d'água e usam a ecolocalização durante a pescaria.

Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue, alguns de aves e pássaros, outros de grandes animais como vacas e cavalos. Estudos feitos com as substâncias anticoagulantes presentes na saliva destas espécies poderão ajudar a salvar vidas de pessoas com doenças do coração.

Como se pode ver, morcegos são a ordem de mamíferos com a maior diversidade de hábitos alimentares. Ao contrário do que se pensa, das quase 1.000 espécies de morcegos, apenas três se alimentam de sangue, sendo que apenas uma consome sangue de outros mamíferos. Há desde morcegos altamente especializados em um tipo de alimento, até aqueles que comem um pouco de cada coisa.